Resenha: O Guardião de Memórias

quarta-feira, maio 29, 2013


Olá pessoal, o post de hoje é mais uma resenha de livro. E o escolhido foi o O Guardião de Memórias, da autora Kim Edwards. Quer saber um pouco mais? 



"Kim Edwards, uma romancista estreante, escreveu um livro de cortar o coração, alternadamente luminoso e sombrio, literário e cheio de suspense." - Library Journal.

Autora: Kim Edwards
Editora: Sextante
Páginas: 361
ISBN: 978-85-99296-14-1
Nota: 5/5
Citação Favorita: "Phoebe estava estendendo a mão para o medalhão. Não sacudindo-a no ar, como fizera de manhã, mas usando o peito de Al para encontrar resistência, com os dedinhos arranhando o medalhão contra a palma da mão, até conseguir fechar o punho em volta dele. Radiante com o sucesso, puxou-o com força da corrente, o que faz Al levar a mão ao ponto de atrito. Isso mesmo, pensou. Agarre-o, minha querida. Agarre o mundo."

Sinopse

O Guardião de Memórias é uma fascinante história sobre vidas paralelas, famílias separadas pelo destino, segredos do passado e o infinito poder do amor verdadeiro. Inverno de 1964. Uma violenta tempestade de neve obriga o Dr. David Henry a fazer o parto de seus filhos gêmeos. O menino, primeiro a nascer, é perfeitamente saudável, mas o médico logo reconhece na menina sinais da síndrome de Down. Guiado por um impulso irrefreável e por dolorosas lembranças do passado, Dr. Henry toma uma decisão que mudará para sempre a vida de todos e o assombrará até a morte: ele pede que sua enfermeira, Caroline, entregue a criança para adoção e diz à esposa que a menina não sobreviveu. Tocada pela fragilidade do bebê, Caroline decide sair da cidade e criar Phoebe como sua própria filha. E Norah, a mãe, jamais consegue se recuperar do imenso vazio causado pela ausência da menina. A partir daí, uma intrincada trama de segredos, mentiras e traições se desenrola, abrindo feridas que nem o tempo será capaz de curar. A força deste livro não está apenas em sua construção bem amarrada ou no realismo de seus personagens, mas, principalmente, na sua capacidade de envolver o leitor da primeira à última página. Com uma trama tensa e cheia de surpresas, O Guardião de Memórias vai emocionar e mostrar o profundo - e às vezes irreversível - poder de nossas escolhas.

Minha Opinião

O livro se passa entre os anos de 1964 e 1989, o que dificulta um pouco a leitura, tornando-a muitas vezes cansativa. Não quero dar mais spoilers do que na sinopse, mas tenho que dizer que me encantei com a personalidade de Phoebe, uma garota com Síndrome de Down, que é esperta e querida. Na época que a história se passa há mais preconceito do que hoje em dia, então dá pra perceber a dificuldade de Caroline Gill em colocar Phoebe em uma escola, receber tratamentos médicos e ser igualada á sociedade.
A história tem seus altos e baixos, fazendo a leitura cansar o cérebro, mas em geral é uma leitura boa e muito instrutiva. Me emocionou e me deu uma perspectiva nova sobre as pessoas com Síndrome de Down, e as decisões que se passam na vida das pessoas que tem um cromossomo á mais. Acho que a história se passa mais em volta do pai, Dr Henry, mas com certeza o personagem mais importante é Phoebe.


Bom pessoal, acho que é isso. Recomendo o livro, mas leia sabendo que não é uma leitura leve, como já disse: é cansativa. Mas espero que gostem, de coração. E quem já leu, o que achou do livro? E fiquei sabendo que o filme já foi lançado também, mais um pra minha lista.
Beijos pessoal, até a próxima.

You Might Also Like

23 comentários

  1. Ah..
    Estou com este livro aqui para ler!
    Quem me emprestou também disse ser uma leitura bem "pesada", mas que boa.
    Oba oba..

    Beijos, Lu
    http://luizando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu! Tudo bom?
      Bom, é isso mesmo. A leitura cansa, mas vale a pena, certeza!
      Beijos

      Excluir
  2. Eu já comecei a ler ele, mas como você eu achei um pouco cansativo, queria terminar de ler mas tinha que devolver a biblioteca pois era fim de ano, não deu mas vou terminar.Amanda sou sua nova leitora e gostei muito do seu espaço beijos.
    canseideserbetty.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. Own Letícia, obrigada e seja bem vinda!
      Espero que um dia possa ler até o final, por que vale a pena.
      Beijos

      Excluir
  3. parece ser um ótimo livro ,tomara q eu encontre um local onde vende mais próximo a minha casa (y')

    http://trechy-girls.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sammy, é um ótimo livro sim, se encontrar não vai se arrepender de comprar.
      Beijos

      Excluir
  4. Minha amiga já leu ! ele parece ser ótimo.

    Estou te seguindo, se quiser me siga de volta, tá? Beijos!

    http://onlytheclassic.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Giovana, seja bem vinda, já irei te seguir.
      Obrigada pela visita, beijos

      Excluir
  5. Nunca li, mas já ouvi falar bastante! acabou de entrar na minha listinha de livros pra esse ano hahaha. Se me permite, indicarei um super legal de um escritor brasileiro..Eu, Líder Eficaz, do Paulo Vieira, é muito bom! e aproveitando a visita, queria deixar aqui meu bebêzinho (http://sentimentosdeumadani.blogspot.com.br/) e pedir pra você dar uma olhadinha se puder, e dizer que segui você aqui. beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani, tudo bem?
      Fiquei muito feliz com seu comentário, e pode ter certeza que não se arrependerá de ler.
      Irei procurar o livro indicado, afinal, não leio muito livros nacionais, mas se você indicou, deve ser bom.

      Beijos flor, já estou seguindo seu blog.

      Excluir
  6. Nunca li esse livro, mas gostei da resenha!!! Já vi vários elogios ao título.
    Beijos,
    Acesse: http://theclassicblack.blogspot.com.br/
    Participe do grupo Opina Look (opine sobre os looks e poste os seus ou de famosos também!): http://www.facebook.com/groups/153406434841934/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patrícia, tudo bom? Realmente ele tem um nome famoso, pode ler que não vai se arrepender.

      Beijos

      Excluir
  7. Bom saber que a leitura vale a pena!
    Lerei em breve!

    Depois dê uma olhada no novo visual do blog.
    Troquei, rs!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu, espero em breve ler a resenha no seu blog!

      E o layout ficou perfeito! Adorei
      Beijos

      Excluir
  8. oi, te indiquei. http://b-castro.blogspot.com.br/2013/06/primeira-tag.html

    ResponderExcluir
  9. Obrigada pela visita. Estarei sempre por aqui, para conferir os livros. Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bom? Espero que sim.
    Primeiro devo dizer que adorei seu blog, sério. Muito legal mesmo. É sempre bom conhecer blogueiros e ler coisas tão legais. Continue assim, ok? Estou seguindo e sempre que der passarei por aqui. Gostei mesmo!

    Ah, também tenho um blog literário. Passa por lá depois. Quem sabe você não gosta do meu espaço? Ficaria agradecido, é claro!

    Um abração,
    Igor Gouveia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Igor, tudo ótimo! Caramba, é a primeira vez que tenho um comentário de garoto. Mas estou feliz, estou começando a chegar na parcialidade da blogosfera.
      Agradeço pela sua visita, e com certeza irei conhecer seu blog.
      Obrigada.
      Adoro conhecer blogs literários - sair da maquiagem e look do dia é ótimo.
      Com certeza irei conhecer.

      Beijos,
      volte sempre.

      Excluir
  11. Oi Amanda, tudo bem?
    Eu amei este livro, a história é incírvel e a Phoebe é uma personagem apaixonante.
    beijos.

    livroseoutrasalegrias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Ótimo texto de resenha. Meus parabéns! Amei a maneira que vc usou para se expressar, me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura...a capa do livro é linda ela traz o universo como tema.
    http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=78725243

    ResponderExcluir

Subscribe