Olá pessoal, o post de hoje é mais uma resenha de livro. E o escolhido foi o O Guardião de Memórias, da autora Kim Edwards. Quer saber um pouco mais?
"Kim Edwards, uma romancista estreante, escreveu um livro de cortar o coração, alternadamente luminoso e sombrio, literário e cheio de suspense." - Library Journal.
Autora: Kim Edwards
Editora: Sextante
Páginas: 361
ISBN: 978-85-99296-14-1
Nota: 5/5
Citação Favorita: "Phoebe estava estendendo a mão para o medalhão. Não sacudindo-a no ar, como fizera de manhã, mas usando o peito de Al para encontrar resistência, com os dedinhos arranhando o medalhão contra a palma da mão, até conseguir fechar o punho em volta dele. Radiante com o sucesso, puxou-o com força da corrente, o que faz Al levar a mão ao ponto de atrito. Isso mesmo, pensou. Agarre-o, minha querida. Agarre o mundo."
Sinopse
O Guardião de Memórias é uma fascinante história sobre vidas paralelas, famÃlias separadas pelo destino, segredos do passado e o infinito poder do amor verdadeiro. Inverno de 1964. Uma violenta tempestade de neve obriga o Dr. David Henry a fazer o parto de seus filhos gêmeos. O menino, primeiro a nascer, é perfeitamente saudável, mas o médico logo reconhece na menina sinais da sÃndrome de Down. Guiado por um impulso irrefreável e por dolorosas lembranças do passado, Dr. Henry toma uma decisão que mudará para sempre a vida de todos e o assombrará até a morte: ele pede que sua enfermeira, Caroline, entregue a criança para adoção e diz à esposa que a menina não sobreviveu. Tocada pela fragilidade do bebê, Caroline decide sair da cidade e criar Phoebe como sua própria filha. E Norah, a mãe, jamais consegue se recuperar do imenso vazio causado pela ausência da menina. A partir daÃ, uma intrincada trama de segredos, mentiras e traições se desenrola, abrindo feridas que nem o tempo será capaz de curar. A força deste livro não está apenas em sua construção bem amarrada ou no realismo de seus personagens, mas, principalmente, na sua capacidade de envolver o leitor da primeira à última página. Com uma trama tensa e cheia de surpresas, O Guardião de Memórias vai emocionar e mostrar o profundo - e à s vezes irreversÃvel - poder de nossas escolhas.
Minha Opinião
O livro se passa entre os anos de 1964 e 1989, o que dificulta um pouco a leitura, tornando-a muitas vezes cansativa. Não quero dar mais spoilers do que na sinopse, mas tenho que dizer que me encantei com a personalidade de Phoebe, uma garota com SÃndrome de Down, que é esperta e querida. Na época que a história se passa há mais preconceito do que hoje em dia, então dá pra perceber a dificuldade de Caroline Gill em colocar Phoebe em uma escola, receber tratamentos médicos e ser igualada á sociedade.
A história tem seus altos e baixos, fazendo a leitura cansar o cérebro, mas em geral é uma leitura boa e muito instrutiva. Me emocionou e me deu uma perspectiva nova sobre as pessoas com SÃndrome de Down, e as decisões que se passam na vida das pessoas que tem um cromossomo á mais. Acho que a história se passa mais em volta do pai, Dr Henry, mas com certeza o personagem mais importante é Phoebe.
Bom pessoal, acho que é isso. Recomendo o livro, mas leia sabendo que não é uma leitura leve, como já disse: é cansativa. Mas espero que gostem, de coração. E quem já leu, o que achou do livro? E fiquei sabendo que o filme já foi lançado também, mais um pra minha lista.
Beijos pessoal, até a próxima.